Orçamento Online!

Transformando o RH com Automação Inteligente: como usar as inovações da automação para agregar mais eficiência ao RH

09/11/2023 10:58 Por Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas

Saiba como a automação inteligente pode ajudar na eficiência e nos resultados positivos do RH e veja estratégias para implementação. 

Transformando o RH com Automação inteligente
(Fonte: Freepik/Reprodução)

A tecnologia não para de avançar. Todos os dias são criados novos mecanismos que tem o objetivo de auxiliar em todos os setores empresariais, com o aumento de resultados e redução de custos e otimização dos objetivos. E com o RH não seria diferente. 

Com um processo de automação inteligente, é possível que a empresa reduza gastos, otimize tempo e a atividade de pessoal, envolvendo o mínimo de interação humana possível. É um avanço tecnológico que pode influenciar não só no processo de recrutamento e seleção, mas também em toda atividade relacionada às funções de RH. 

Então, neste post veremos porque acompanhar a evolução tecnológica é fundamental nos dias atuais, como a automação de recursos humanos pode ajudar no crescimento de sua empresa e na redução de gastos e algumas estratégias fundamentais para a sua implementação eficiente e segura. Para saber mais, é só continuar sua leitura. 

O que é a automação inteligente? 

A automação é o processo de usar a tecnologia para executar as tarefas com o mínimo de interferência humana. Com isso, há significativa redução do trabalho manual, principalmente em atividades repetitivas e burocráticas. Nas empresas, ela apresenta muitos benefícios, pois permite reduzir gastos, economizar tempo e obter ótimos resultados. 


A automação inteligente do setor de RH garante que as funções do time de recursos humanos, como recrutamento, seleção, treinamento, avaliação de desempenho, análise e atualização de folha de pagamentos, benefícios, controle de ponto, dentre outros, seja feita de forma otimizada, visando atrair vantagens para a empresa como economia de tempo e recursos e celeridade. 


No entanto, para o sucesso da automação de RH, é preciso que sejam observadas algumas estratégias básicas. Afinal, algumas atividades necessitam da interação humana, tanto para garantir a qualidade da ação, quanto para proporcionar contato e assistência humana. 

Quais os benefícios da automação de RH?

Você já viu que a automação de processos apresenta muitas vantagens para a empresa. Porém, alguns benefícios merecem destaque. Dentre eles, podemos citar um aumento significativo na produção diária, com foco na atividade fim. Até porque, a automação acelera as atividades burocráticas, evitando que trabalhos repetitivos sejam realizados de forma manual. 


Além disso, a automação de RH facilita a comunicação, através de meios internos que tornam mais acessíveis o envio de relatórios e documentos, seja entre o próprio time de RH como entre o RH e os demais colaboradores da empresa. Assim, a automação garante maior agilidade e eficiência do RH. Afinal, comunicação é a chave do negócio e facilitá-la garante o crescimento organizacional. 

Como fazer uma automação de RH eficiente: confira algumas estratégias. 

Para a automação de processos ser bem sucedida e agregar todas as vantagens que te contamos acima, é preciso seguir algumas estratégias que vão desde mecanismos, até por onde começar. Confira. 

Como fazer uma automação de RH eficiente: confira algumas estratégias.
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Avalie as principais necessidades do RH

O primeiro ponto que deve observar é avaliar as principais necessidades do setor de RH e definir os resultados que deseja alcançar com a automação de RH. Para isso, observe qual a atividade do RH é a mais importante para a organização, como, por exemplo, se é contratação de pessoal e fomentação de crescimento, ou organizar documentos, planilhas e serviços burocráticos. Com isso, já vai ter uma previsão das inovações de RH que deseja obter e em quais atividades a automação vai impactar. 

Mapeie as atividades repetitivas

Além de observar as necessidades do setor de RH, também é importante detectar quais são as atividades repetitivas e burocráticas realizadas pelo time de RH, pois você já aprendeu que automatizar esses atos resulta em economia de tempo e recursos. 


Algumas atividades básicas para iniciar o processo de automação e garantir a eficiência do RH são gestão de currículos, agendamento de entrevistas, controle de pontos, gerenciamento de férias, folgas e escalas de serviço. São atividades repetitivas que demandam tempo dos colaboradores. Portanto, a automação destes atos irá resultar em maior eficiência do RH. 

Faça o processo de automação de forma gradual

Para garantir o sucesso da implementação das inovações tecnológicas, não só no RH, mas em todas as áreas da empresa, é preciso que a automação de processos seja feita de forma gradual. Para isso, é importante selecionar quais as necessidades mais urgentes e quais aquelas que serão mais adaptáveis com o processo de automação e só então aplicar a automação, por ordem gradativa. 


Com isso, é possível que a empresa gaste recursos necessários para aquisição de softwares de qualidade, durante cada fase do processo de automação gradual.


A implementação gradual garante também que o time de RH absorva as mudanças de forma leve, fazendo com que se adotem melhor às inovações e não afetem o ambiente de trabalho. Assim, com essas estratégias iniciais, você já consegue implementar a automação de RH de forma eficiente, com menos riscos e visando o bem-estar dos membros e colaboradores. 

Faça o processo de automação de forma gradual
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Conclusão

A automação de RH é necessária para acompanhar as inovações tecnológicas. Hoje em dia, há várias ferramentas que facilitam a organização e seleção de documentos, a comunicação, a elaboração de relatórios e outras atividades relacionadas ao setor de RH. 


A aplicação correta da automação de processos gera inúmeros benefícios para a empresa, o que fomenta seu crescimento, com redução de gastos e melhoria dos resultados. Por isso, seguir essas estratégias de implementação da automação de recursos humanos permitirá que você crie uma organização inovadora e tecnológica. 


E a Funill Recursos Humanos pode te ajudar a aplicar essas estratégias de automação de processos de forma eficiente. Com agências em BH, Betim, Contagem, Nova Lima e Santa Luzia, a Funill tem suas atividades voltadas para garantir os melhores resultados, de acordo com as necessidades específicas de cada empresa. Afinal, só a Funill tem soluções personalizadas, para garantir o sucesso na implementação da automação de recursos humanos. Entre em contato e saiba mais!


Funill - Recursos Humanos

Qual é o seu Nome? 
Qual é o seu e-mail?  *
Qual é o seu WhatsApp? 

Sobre a Funill

A empresa Funill foi criada devido a uma oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por uma empresa de recrutamento, com ações focadas para a seleção de profissionais especializados em Vendas e Marketing.


A Funill possui a infraestrutura e os softwares mais avançados para realizar o melhor processo de avaliação de candidatos de forma personalizada e criteriosa.


Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado no recrutamento e gestão de pessoas.

Vamos tomar um café? Conte sua ideia

Clique Aqui