Orçamento Online!

Tendências em Entrevistas de Emprego: Novas Abordagens e Métodos

07.02.24 11:37 AM Por Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas
Descubra as últimas tendências em entrevistas de emprego e métodos de seleção eficientes. Acompanhe com a Funill Recursos Humanos!

Duas pessoas olhando e selecionando quadros em um painel
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Os métodos de seleção estão em constante atualização. Os estudos sobre recrutamento e seleção estão cada dia mais avançados, não só para tornar o processo mais humano, confortável e diversificado, mas também para encontrar talentos profissionais de forma eficiente. Por isso, as abordagens estão mais dinâmicas e variadas, de acordo com fatores como necessidades da empresa e do cargo e individualidades de cada candidato. 


Neste post, você vai descobrir quais são as últimas tendências em entrevistas de emprego. Afinal, conhecer as abordagens e métodos de avaliação atuais, podem contribuir tanto para encontrar o profissional ideal para a organização, quanto para conhecer os mistérios dos processos seletivos e conseguir o emprego dos sonhos. Preparado para desvendar as inovações em processos seletivos? Confira!

Tendências em entrevistas de emprego: conheça os novos métodos e abordagens

As tendências em entrevistas de emprego estão sempre evoluindo para tornar o processo seletivo mais eficiente. Uma boa abordagem no processo de recrutamento e seleção de candidatos tem o poder de atrair talentos. Por isso, é uma forma muito importante de garantir o sucesso da organização. 


E não à toa que as abordagens nas entrevistas de emprego estão sempre mudando, pois as relações de trabalho sofreram grandes mudanças, principalmente nos últimos anos com, por exemplo, a implementação do trabalho remoto. Com isso, todas as técnicas de recursos humanos tiveram que evoluir de forma ainda mais rápida e com o recrutamento de candidatos não seria diferente. Veja a seguir algumas inovações em processos seletivos e descubra os métodos para avaliação mais precisa dos candidatos. 

Entrevistas virtuais

Os métodos de seleção também se adaptaram à revolução digital no ambiente de trabalho. Com isso, as entrevistas virtuais estão cada dia mais presentes nos processos seletivos de todas as áreas. Além de deixar o trabalho remoto mais fácil, as entrevistas virtuais também ajudam a encontrar talentos, pois torna o processo seletivo mais inclusivo, diversificado e não se restringe a apenas um local. 


Ou seja, as entrevistas por meio virtual permite avaliar e contratar profissionais de qualquer lugar do mundo, com um mix de experiências e habilidades que vão contribuir para uma contratação eficiente. 

Mulher sentada cumprimentando alguém através da tela de um notebook
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Entrevistas gravadas

Dentre as tendências em entrevistas, podemos destacar que algumas empresas passaram a adotar as entrevistas gravadas, sejam as virtuais ou as presenciais. Isso porque, além de garantir maior segurança aos recrutadores, a gravação permite que os avaliadores revisem as reações e respostas dos candidatos, para uma escolha do candidato, com mais certeza. Além da segurança, a entrevista gravada permite maior flexibilidade de tempo para a avaliação. 

Entrevistas de acordo com as competências

A inteligência artificial proporcionou uma maior facilidade na seleção de candidatos, de acordo com suas competências. Isso porque, ela já realiza uma pré-seleção de currículos, com a separação dos candidatos de acordo com as suas competências. 


A pré-seleção feita pela inteligência artificial no recrutamento permite que as entrevistas sejam feitas com base nas competências comuns e específicas de cada candidato e ainda de acordo com as necessidades do cargo que se pretende preencher. Por isso, é comum que as entrevistas tenham métodos de seleção como perguntas que começam com “dê um exemplo”, pois esses questionamentos permitem avaliar a experiência e habilidade prática dos candidatos. 

Análise de linguagem corporal

A inteligência artificial no processo de recrutamento não realiza apenas a pré-seleção de candidatos pela triagem de currículos. As tendências em entrevistas prevê que a análise da linguagem corporal pela IA esteja cada dia mais presente nas entrevistas de emprego. 


Essas ferramentas oferecem insights sobre o tom de voz, conteúdo das respostas e análise das expressões faciais dos candidatos e, após, elabora um relatório sobre as habilidades, personalidade e perfil profissional e a adequação desses fatores com as necessidades da empresa e cultura da organização. Ou seja, permite avaliar se o candidato está alinhado aos objetivos da empresa de forma mais clara, objetiva e rápida. 

Um grupo de pessoas sentadas uma ao lado da outra
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Jogos e simulações

A gamificação no processo de recrutamento é uma forma de tornar a seleção mais atrativa, envolvente, dinâmica e eficiente. Essa gamificação se trata da avaliação de candidatos através do uso de jogos e simulações na fase de recrutamento. 


Esses métodos de seleção permitem identificar as habilidades dos candidatos de forma mais confortável, criativa e eficiente, pois simulam situações do dia a dia de cada cargo. Inclusive, em alguns cargos que precisam de profissional com ações criativas, os jogos de recrutamento são ótimos meios de encontrar o melhor candidato. 

Diversidade e inclusão

As tendências em entrevistas preveem também uma maior valorização na diversidade e inclusão, com processos seletivos que valorizem as diferenças e individualidade de cada candidato. Por isso, os recrutadores não vão medir esforços para minimizar os preconceitos e garantir um processo seletivo sem distinção de cor, raça, orientação sexual, deficiências, religião, crença, dentre outros. 

Avaliação contínua

As inovações em processos seletivos vão além da etapa de recrutamento. Para uma contratação eficiente, algumas empresas estão fazendo avaliações contínuas de candidatos, isso inclui analisar a produtividade e também satisfação do profissional em estar no quadro de colaboradores da empresa. Essa avaliação contínua permite entender melhor a atuação do profissional e os pontos de melhoria de ambas as partes. 

Acompanhe as inovações em processos seletivos com a Funill

Com atuação em BH, Betim, Contagem, Nova Lima e Santa Luzia, a Funill Recursos Humanos conta com profissionais qualificados e com experiência nas aplicações dos melhores e mais modernos métodos de seleção. Afinal, aplicar as melhores abordagens envolve muito mais do que as tendências em entrevistas, pois deve considerar também diversos fatores como necessidades, valores, missão e objetivo das organizações, requisitos do cargo, habilidades e individualidades dos candidatos e muito mais. 


Funill - Recursos Humanos

Qual é o seu Nome? 
Qual é o seu e-mail?  *
Qual é o seu WhatsApp? 

Sobre a Funill

A empresa Funill foi criada devido a uma oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por uma empresa de recrutamento, com ações focadas para a seleção de profissionais especializados em Vendas e Marketing.


A Funill possui a infraestrutura e os softwares mais avançados para realizar o melhor processo de avaliação de candidatos de forma personalizada e criteriosa.


Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado no recrutamento e gestão de pessoas.

Vamos tomar um café? Conte sua ideia

Clique Aqui