ORÇAMENTO +55 (31) 3658-9555+55 (31) 3658-9555

O Que É Funil De Contratação E Quais São Suas Etapas?

29.01.21 10:24 PM Por Agência Tornera - Comunicação e Marketing Digital
Funil de contratação

O funil de contratação é uma composição de estratégias diferentes na etapa de um processo seletivo.

Isso porque toda fase, que vem desde a captação do candidato, até o momento em que a empresa o contrata, precisa ter desenvolvimento.

Sendo assim, para uma empresa, seguir o fluxo dessas etapas é essencial para que você tenha certeza de que irá contratar o funcionário ideal.

Além disso, esse funil não tem apenas um valor técnico. Ele avalia também todo o perfil comportamental, que precisa estar de acordo com a cultura da empresa.

Se você quer entender melhor como esse processo funciona, continue lendo este artigo.

O Que É O Funil De Contratação?

Todo o processo de recrutamento de um novo colaborador passa pelo ciclo de funil de contratação.

Ele permite com que a empresa aja de modo estratégico, desde o início até o fim do recrutamento, que é a contratação do profissional.


O funil de contratação se chama assim, pois todas as etapas acabam se estreitando, até que sobrem somente aqueles candidatos ideais.

A ideia do funil é realmente essa, de permanecer no processo só aqueles que estão aparentemente mais alinhados às exigências da vaga.


Por isso que, durante toda a jornada, ela acaba sendo dividida em etapas.

Quais são as etapas do funil de contratação e como elas funcionam?

Para que você entenda melhor como o funil de contratação funciona, veja suas etapas abaixo e como elas funcionam.

Atração

Aqui é a primeira parte do processo. Isso significa que o levantamento de perfil profissional é feito nessa etapa, de acordo com o alinhamento requerente aos recrutadores.

Sendo assim, a vaga começa a ser divulgada de modo estratégico, para que o candidato seja atraído e, dessa forma, procure mais informações sobre a empresa.

Para que o candidato consiga chegar até a vaga, é necessário que essa captação esteja presente em diversos canais como:

  • Sites de vagas;
  • Redes sociais;
  • Grupos na web;


E tudo que estiver ao alcance da empresa de se fazer. Nessa etapa, é fundamental que o negócio estabeleça todos os critérios do que ele espera do profissional com clareza, e, a partir disso, ir selecionando quem ele acha adequado.

Conversão

Depois de terem sido atraídos, a empresa começa o primeiro afunilamento, que é checar se todos os candidatos estão de acordo com o que a empresa busca.

Em seguida, os primeiros testes já podem começar a ser feitos, e eles podem ser técnicos ou comportamentais.

A ideia principal aqui é conseguir explorar os requisitos de exigência e ver quem realmente se encaixa.

Nessa fase também é possível fazer as dinâmicas de grupo e os testes que a empresa julgar necessário para poder ir afunilando cada vez mais esse processo, até chegar num número mínimo de profissionais.

Após as entrevistas de grupo, vem a entrevista com o recrutador, onde se avalia os seguintes fatores:

  • Capacidade de comunicação;
  • Pro atividade;
  • Dinamismo;
  • Capacidade de liderança;
  • Relacionamento interpessoal;
  • Etc;

Contratação

A contratação é onde todo o ciclo se fecha. Isso quer dizer que, dentre todo o afunilamento que foi feito, os candidatos que passaram foram os que melhor se encaixaram nos requisitos da vaga.

Aqui se decide o profissional que assumirá o cargo e então terminará todo o processo.


Depois de se observar todos os detalhes com atenção e se certificar de que fez uma boa escolha, a contratação é selada.

Engajamento

A última etapa do processo vem quando o candidato já se tornou um membro da empresa. Sendo assim, esse é a última parte do funil de contratação.

Aqui o foco é fazer com que o colaborador se mantenha envolvido com as atividades que desempenhará.

A empresa, então, deve se comprometer em motivar o novo funcionário e estar aberta a lidar com a fase de adaptação aos novos desafios do cotidiano desse funcionário.

O RH da empresa pode se envolver nesse processo, para que realize avaliações a fim de entender o nível de trabalho desse novo colaborador.

Por Que Entender As Etapas Do Funil De Contratação É Importante?

Entender e implementar as etapas do funil de contratação é uma maneira de formar um fluxo ideal, para que se possa captar pessoas com as qualificações exigidas para o cargo.

Portanto, em cada fase é possível explorar alguma característica do candidato, para que você consiga conhecê-lo de forma ampla.


Para que isso aconteça da melhor maneira possível, é necessário que tanto o recrutador quanto o gestor estejam com o alinhamento de pensamento em dia, para que, durante as etapas, o recrutador possa assegurar de reter apenas aquilo que foi exigido pelo gestor.


O motivo disso é para que haja uma contratação estratégica que tenha como foco atingir o resultado esperado.

Dessa forma, erros como um candidato ideal acabar sendo deixado de lado, ou então de um candidato sem experiência ser contratado acabam não acontecendo.


Durante todo o processo, é fundamental, então, que todas as perguntas e questões estipuladas como fundamentais para o gestor acabem sendo exploradas.

Uma questão interessante durante a passagem dos candidatos pelo funil de contratação é dar o feedback para aqueles que não se encaixaram na vaga.


O ideal é que, se for possível, a empresa dê um feedback personalizado com os motivos individuais pelos quais os candidatos não conseguiram o emprego.


No entanto, sabemos que, em um processo seletivo, pode haver muitas candidaturas, e então, a resposta personalizada pode acabar sendo difícil de produzir. Sendo assim, dê um feedback geral para os candidatos.

Isso fará com que a empresa mostre cuidado não só com sua imagem, mas também com aqueles que se candidataram. 

Conclusão

Por fim, podemos ver então o que é, pra que serve e como funciona o funil de contratação.

Portanto, podemos chegar a conclusão de que esse processo é fundamental dentro de uma empresa, para que se possa chegar até o candidato esperado através de vários testes.

Sendo assim, no resultado final, a empresa acabará obtendo numa triagem eficiente e um candidato que possua todas as qualidades esperadas pela vaga.

O que achou sobre essa ferramenta de seleção de candidatos? Conte-nos aqui nos comentários e compartilhe este artigo.

Mantenha-se atualizado! Receba nosso conteúdo por e-mail.

Sobre a Funill

A empresa Funill foi criada devido a uma oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por uma empresa de recrutamento, com ações focadas para a seleção de profissionais especializados em Vendas e Marketing.


A Funill possui a infraestrutura e os softwares mais avançados para realizar o melhor processo de avaliação de candidatos de forma personalizada e criteriosa.


Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado no recrutamento e gestão de pessoas.

Vamos tomar um café? Conte sua ideia

Clique Aqui