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Feedback: 7 Dicas De Como Fazer Com Seu Funcionário

29.01.21 10:24 PM Por Agência Tornera - Comunicação e Marketing Digital
Feedback

O que muitos empregadores têm dificuldade em executar é saber como fazer feedback com seu funcionário.

Isso porque nem sempre o feedback é positivo. Então como dizer isso para um colaborador sem que o desmotive?

Existem empresas no mercado que não dão nenhum tipo de retorno sobre o trabalho se seus colaboradores, o que dificulta um pouco na hora de desenvolverem um trabalho, em questão de relação e produtividade.

Se você quer saber mais sobre o assunto para poder conhecer como trabalhar isso da melhor forma possível, então continue lendo este artigo, pois abordaremos mais sobre esse tema aqui.

Como fazer Feedback com seu funcionário?

O feedback, para quem não está acostumado a palavra ou não sabe muito bem o seu significado, significa dar uma resposta a alguém, sobre algum tipo de ato da pessoa.


Ele age então como se fosse uma avaliação de retorno para um trabalho, alguma ação, alguma atitude, etc. O feedback serve para inúmeras coisas dentro de uma empresa.


Quando se trata de ter uma comunicação eficaz, saber como fazer feedback é a melhor ferramenta que você terá em mãos, de forma saudável, para fazer isso.


Através dele é possível ajustar os comportamentos, corrigir processos e estimular o desempenho da equipe. Sendo assim, os funcionários conseguirão se ajustar aos objetivos da empresa.


Por isso que, dentro de qualquer negócio, saber como fazer feedback com os funcionários é fundamental para o crescimento da empresa, para uma boa comunicação e uma alta performance.

Ele é a liga entre toda equipe para alcançarem resultados eficientes.

Muitos líderes acabam não dando devida importância a essa parte, pois não sabem como fazê-lo de modo eficaz.


Para que você consiga trabalhar isso da melhor forma, é preciso realizar o feedback dentro de um período.

Ou seja, deve-se manter uma frequência. Se não for diária, pelo menos uma vez por semana ou ao final de cada demanda.


Isso irá depender muito do seu tipo de negócio. Se você trabalha com prazos, é bom dar um retorno para equipe dentro do tempo de desenvolvimento do seu projeto.

Se sua meta é diária, um feedback diário se faz necessário.

Enfim, tudo irá depender da sua rotina e da frequência de trabalho. O que você deve compreender é que é necessário que esse movimento se mantenha regular.


Para que você consiga implementar isso de modo assertivo, para que possa motivar seus funcionários e assim promover seu crescimento, trouxemos algumas dicas.

Isso porque o feedback é apenas um retorno sobre alguma situação, para indicar se ela foi bem ou não, ou para estabelecer ajustes.


Você deve ser preciso em analisar o que deve ser melhorado ou no que o funcionário pode ser mais eficaz.

O importante é só ressaltar alguns pontos e não se alongar muito.

Acaso queira realmente discutir detalhes e dar um retorno mais profundo, o mais indicado é marcar uma reunião para isso.


O conceito do feedback é dar um retorno sem muitas delongas, logo, você não precisa demorar muito no que você tem a falar.

Você deve sempre manter o controle da conversa. Ainda que seja apenas uma conversa, você, como um líder, deve conduzi-la do início ao fim.

Seja no desempenho do funcionário ou no resultado de algum trabalho, vá direto ao ponto.


Muitos gestores acham que só porque estão em uma posição de liderança, é necessário apenas falar e falar.

No entanto, saber escutar o outro lado também é fundamental para estabelecer uma linha de comunicação.

Escute o que seus colaboradores têm para falar, pois qualquer resposta que você tiver que dar, será muito melhor recebida por parte da sua equipe, pois você os ouviu e juntos discutiram o que era melhor sobre o assunto.


Se colocar no lugar do próximo é fundamental na hora de saber como fazer feedback.

Principalmente se o feedback for a respeito de alguma atitude ou desempenho do funcionário.

Sendo assim, tente entender como aquela pessoa se sente em relação à determinada situação e ajuste seu discurso.


Isso porque os colaboradores não possuem a mesma maturidade e nem as mesmas experiências.

Por isso, ajustar o discurso de acordo com o funcionário será fundamental para que você entenda se o feedback é positivo ou negativo.


Para começar um feedback o interessante é sempre começar com algo positivo sobre a pessoa ou o seu trabalho, pois isso será a base da conversa.

Logo em seguida, você pode apontar os pontos nos quais você acha que a pessoa tem que melhorar ou corrigir. Pois essa é a estrutura do feedback.


Por fim, um elogio sempre é bem vindo, e montar um cenário de como seria a melhora da empresa com o comportamento ajustado da pessoa é o toque final do feedback.

Essa parte é muito relevante, pois somente através de suas palavras é que as pessoas conseguirão entender o que você está querendo passar.


Você deve sempre procurar estimular sua equipe, portando sempre adicione a conversa fatores como:

  • Perspectiva de soma: não diga "mas" e sim "e" para que o funcionário perceba que pode melhorar o seu desempenho;
  • Reforce a confiança: não diga “tente fazer isso” ou "se você fizer..." e sim "faça isso" ou "quando você fizer..." isso reforça a confiança e competência do funcionário;
  • Estimule a capacidade: não diga "espero que você atenda a isso" e sim "eu sei que você atenderá a isso" para que o senso de capacidade da pessoa seja estimulado;


Se o seu feedback é em relação ao caráter da pessoa, esqueça. Tente focar apenas em seu comportamento dentro do ambiente de trabalho.

Não julgue o seu colaborador, tente sempre conduzir a conversa para algo que vá acrescentar na relação de ambos. Se preocupe em solucionar o problema e não no problema em si.

Conclusão

Saber como fazer feedback pode não parecer uma das tarefas mais simples de se realizar dentro de uma empresa.

No entanto, ele pode sim acabar sendo simples de se fazer através dessas dicas.

É muito importante que o líder tenha esse pensamento de dar retorno do que ele está achando, sobre tudo em relação aos seus funcionários.

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