Orçamento Online!

Estratégias Eficazes para Reduzir a Rotatividade de Colaboradores no Ambiente de Trabalho

26.02.24 11:24 AM Por Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas
Descubra na Funill estratégias eficazes para retenção de talentos e mantenha sua equipe motivada. Entre em contato hoje mesmo!

Um grupo de pessoas sentadas umas ao lado das outras com as mãos juntas
(Fonte: Freepik/Reprodução)

A rotatividade de trabalhadores no ambiente de trabalho pode ser um problema para os empregadores. Além dos gastos com desligamentos e novas admissões, a empresa pode perder trabalhadores que possuem habilidades e competências ideais para o cargo, sem contar que encontrar talentos é um desafio cada vez maior. 

E esses não são os únicos problemas que uma grande rotatividade de trabalhadores na organização pode causar. Por isso, aprender práticas eficazes para reduzir esta rotatividade e aumentar a retenção de talentos é muito importante para garantir o sucesso da organização, fortalecer a cultura organizacional e melhorar os resultados. 

Então, pensando em te ajudar a manter o seu quadro de colaboradores constante, com os profissionais sempre engajados e motivados, nós da Funill prepararmos este conteúdo com algumas estratégias eficazes para aumentar e garantir a retenção de talentos na sua organização. Continue a sua leitura e veja algumas práticas que você deve implementar agora mesmo. Confira!

Por que a rotatividade de trabalhadores tem um impacto negativo no crescimento da empresa?

A rotatividade de colaboradores tem vários impactos negativos para a organização, que vão muito além dos gastos de tempo e recursos financeiros com desligamentos, novos processos de recrutamento e seleção e etapas de treinamento dos novos colaboradores. O empregador deve considerar ainda que encontrar talentos em tempos de escassez de mão de obra qualificada é uma missão cada vez mais difícil. 


Além desses fatores, uma rotatividade de colaboradores elevada afeta diretamente nos resultados da empresa. Isso porque, quanto maior a movimentação dos colaboradores, menor a união de um time. Afinal, traços como confiança, demonstração de liderança e segurança são conquistados com o tempo. E a união de um time tem o poder de elevar resultados, promover solução de problemas de forma mais criativa e motivar todos os membros a atingirem uma meta em comum. 


Em consequência, a elevada rotatividade de colaboradores também reduz a produtividade não só do time, mas de toda a empresa. Ou seja, colocar em prática as estratégias de retenção de talentos é fundamental para garantir uma boa produtividade e o crescimento da organização, além de resultados cada vez mais competitivos no mercado. 


Algumas estratégias possuem mais eficácia quando o assunto é retenção de talentos. Preparado para descobrir quais são essas práticas e os motivos que influenciam na motivação e engajamento dos colaboradores? Veja a seguir. 

Estratégias para retenção de talentos: confira as práticas mais eficazes

As estratégias de retenção de talentos devem ser aplicadas em todos os setores da organização e, em especial, com maior atenção pelos gestores. 

Oferecimento de benefícios e incentivos competitivos

Oferecer incentivos e benefícios competitivos é uma das práticas que mais chamam a atenção de talentos e evita a rotatividade dos colaboradores. Para manter os profissionais engajados e motivados com o ambiente de trabalho, é preciso oferecer benefícios que vão muito além do simples salário. 


Programas de premiações, atenção com saúde mental e conforto dos colaboradores, incentivos ao estudo e planos de aposentadoria, por exemplo, são ótimas formas de garantir a retenção de talentos e ainda melhorar a imagem da empresa como marca empregadora. 


E não pense que para oferecer incentivos competitivos é preciso desprender de grandes recursos financeiros, pois, simples fatores como criação de grupos de apoio entre os trabalhadores, programas de bem-estar como caminhadas em grupo ou possibilidade de trabalho remoto e horários flexíveis são grandes atrativos para os profissionais nos dias cada vez mais corridos. 

Uma pessoa segurando um livro escrito "saúde mental" na frente de um grupo de pessoas
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Criar uma cultura organizacional positiva

Vários fatores influenciam na retenção de colaboradores. Um ambiente de trabalho saudável, com uma cultura positiva tem um grande peso para os profissionais, principalmente em épocas de valorização da saúde mental. 


Criar meios de ajudar o colaborador a conciliar a vida pessoal e profissional, com compreensão, é um fator com enorme importância quando falamos de cultura organizacional. Além disso, valorizar os trabalhadores e promover um ambiente com respeito, diversidade e inclusão tem um peso cada dia maior na escolha dos profissionais pelo local onde deseja trabalhar. 

Manter uma comunicação clara e eficiente

Para criar uma cultura organizacional com respeito, compreensão e ajuda mútua, é fundamental manter uma comunicação clara e eficiente. Feedbacks construtivos, individuais e coletivos, e a preocupação com a opinião dos colaboradores tem o poder não só de aumentar a retenção de talentos, mas também de encontrar pontos de melhoria e promover o crescimento constante da empresa. Ou seja, todos saem ganhando! 

Promover a cultura de valorização dos colaboradores

O reconhecimento pelas conquistas é um grande incentivo e uma ótima forma de aumentar a satisfação do profissional com o ambiente de trabalho. Por isso, afeta diretamente na retenção de talentos. E não precisa de gastos de recursos para promover o reconhecimento e a valorização dos trabalhadores, pois ela pode ser feita através de elogios públicos, pequenas premiações ou oportunidades de desenvolvimento e crescimento. Afinal, quem não gosta de ser reconhecido pelo bom serviço prestado?

Um grupo de pessoas próximas umas das outras
(Fonte: Freepik/Reprodução)

A Funill pode te ajudar a aplicar as práticas de retenção de talentos

Implementar estratégias de retenção de talentos eficientes demanda estudos sobre cada situação e empresa. Isso porque cada organização possui necessidades, cultura e orçamentos diferentes. 


E, como você viu aqui neste artigo, o baixo orçamento não é um empecilho para evitar a rotatividade de colaboradores, pois existem inúmeras ações simples que podem aumentar a satisfação do profissional e ajudar cada membro a crescer, não só na vida profissional, mas também pessoal. 


Com atuação em BH, Betim, Contagem, Nova Lima e Santa Luzia e com anos de experiência em relações de trabalho, a Funill Recursos Humanos pode te ajudar a escolher as melhores práticas e estratégias de retenção de talentos de acordo com os detalhes de sua empresa. Afinal, cada detalhe importa, e a escolha correta tem o poder de garantir a satisfação dos seus colaboradores.


Funill - Recursos Humanos

Qual é o seu Nome? 
Qual é o seu e-mail?  *
Qual é o seu WhatsApp? 

Sobre a Funill

A empresa Funill foi criada devido a uma oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por uma empresa de recrutamento, com ações focadas para a seleção de profissionais especializados em Vendas e Marketing.


A Funill possui a infraestrutura e os softwares mais avançados para realizar o melhor processo de avaliação de candidatos de forma personalizada e criteriosa.


Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado no recrutamento e gestão de pessoas.

Vamos tomar um café? Conte sua ideia

Clique Aqui