Orçamento Online!

Diferenças entre Consultoria de RH e de uma Agência de Recrutamento e Seleção

25.10.21 01:38 PM Por Relacionamento

Precisa contratar talentos, mas não sabe ou não tem tempo para dispensar às importantes fases de um recrutamento?

 

Embora tenha em sua empresa um bom time de RH, ele não dispõe de número de funcionários, conhecimentos ou tecnologia suficientes para desenvolver um trabalho de seleção aprimorado?

 

Ou sua empresa é pequena, possui um RH eficiente, que pode dar conta de descobrir e selecionar os colaboradores que precisa?

 

Vem comigo até o fim desse post e entenda como precisa agir para ter resultados assertivos em suas contratações.

Em que uma Agência de Empregos é diferente de uma Consultoria em RH?

Embora uma Consultoria de RH e uma Agência de Recrutamento e Seleção apresentem características e funções distintas, muitas pessoas confundem e acreditam que significam a mesma coisa.

 

Entretanto, existem grandes diferenças entre os dois tipos de recrutamento e seleção, a começar pela forma de captação de talentos, investimentos em tecnologia e equipe especializada.

 

São as novas tecnologias em mãos de profissionais altamente capacitados que permitem avanços e novas formas de gestão, alcançando o pleno atendimento das necessidades dos clientes, o que resulta em sucesso.

 

Investimentos ampliados e bem direcionados permitem proporcionar aos colaboradores ferramentas assertivas para atingirem suas metas, facilitando a comunicação com os gestores e clientes, a integração, o reconhecimento, a harmonia e a integração entre todas as áreas.

Como funcionam as Agências de Recrutamento e Seleção?

Os candidatos chegam a uma Agência de Empregos de forma orgânica, atraídos por anúncios de vagas de corporações que passam as vagas para as agências e elas, por sua vez, elaboram todo o processo para a captação de candidatos.

 

As agências costumam ter um número de vagas bem alto, as quais são direcionadas por várias empresas. Isso faz com que profissionais de muitos setores tenham conhecimento das vagas e façam cadastros nas agências mais rapidamente.

 

As agências funcionam como uma ponte entre o profissional e as empresas contratantes. O recrutamento é feito por meio entrevistas com os candidatos, sem utilizar muitos filtros, mas a seleção final fica a cargo das empresas contratantes.

 

Contratar por Agência acaba saindo mais barato para as empresas, visto que as agências não precisam fazer muito esforço e nem gastar muito com a procura de profissionais que atendam à demanda.

 

Tanto o recrutamento por Agência, como o recrutamento por Consultoria tem suas desvantagens e vantagens, portanto é necessário que as empresas interessadas em recrutar analisem bem seus recursos e prioridades para alcançar os resultados que realmente desejam.

Quem pode fazer o recrutamento e seleção de pessoal?

·  Quando você tem poucos recursos para o investimento;

·  Quando você já tem um time de RH dentro da empresa;

·  Quando as vagas a preencher não precisam de muitos critérios;

·  Quando você quer poupar o tempo gasto com entrevistas, filtros e seleções de candidatos;

·  Quando sua empresa já dispõe de um recrutador;

·  Quando sua empresa quer cortar caminho com um auto serviço.

Como funcionam as Consultorias de Recursos Humanos?

O serviço oferecido pelas Consultorias de Recursos Humanos são serviços diferenciados, feitos por especialistas experientes no mercado, que oferecem um serviço premium, com soluções mais assertivas para as empresas.


As Consultorias de RH adotam uma visão 360º sobre a empresa e realizam um processo de recrutamento de seleção de candidatos integral, até que área fique totalmente reestruturada.


O trabalho desenvolvido com cada candidato é personalizado e criterioso, o que permite um conhecimento maior do perfil do candidato e saber se ele se alinha à cultura da empresa.


Como o trabalho é maior, o preço também é maior, mas como o resultado é mais assertivo o custo benefício acaba sendo compensador, pois o nível de turnover cai bastante.

Quem pode fazer o recrutamento e seleção de pessoal?

·  Quando você não tem tempo para as tarefas necessárias às contratações;

·  Quando você desconhece os procedimentos adotados para uma seleção;

·  Quando você quer ampliar as soluções em RH, ou seja, ampliar o plano de Cargos e Salários da corporação;

·  Quando você quer oferecer um atendimento aos candidatos;

·  Quando você quer que os candidatos passem por testes e filtros mais criteriosos;

·  Quando você precisa agilizar os serviços de contratação, ficando responsável somente pela escolha final.

Conclusão

Com este post, procuramos passar para você, empresário, as diferenças que existem entre uma Agência de Empregos e uma Consultoria em RH.


Falamos sobre as situações em que é recomendável contratar uma Agência de Emprego, aproveitando seu pessoal interno de RH para a seleção e contratação de talentos, gastando menos.


E falamos também quando é vantajoso contratar uma Consultoria de Recursos Humanos agilizando o processo e contratando com assertividade para que seu negócio prospere e atenda de forma otimizada sua clientela.


Compartilhe este post e outros artigos de nosso blog com a diretoria de sua empresa e tenha uma visão renovada de iniciativas assertivas que devem ser tomadas na hora de decidir o que é melhor para a gestão de sua corporação.


Mantenha-se atualizado! Receba nosso conteúdo por e-mail.

Sobre a Funill

A empresa Funill foi criada devido a uma oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por uma empresa de recrutamento, com ações focadas para a seleção de profissionais especializados em Vendas e Marketing.


A Funill possui a infraestrutura e os softwares mais avançados para realizar o melhor processo de avaliação de candidatos de forma personalizada e criteriosa.


Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado no recrutamento e gestão de pessoas.

Vamos tomar um café? Conte sua ideia

Clique Aqui