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Como a consultoria em recursos humanos trabalha em conjunto com a equipe comercial

30.11.21 03:08 PM Por Agência Tornera - Comunicação e Marketing Digital
Empresários conversando
Se você não consegue emplacar suas vendas, mesmo oferecendo um produto de qualidade, eficiente e atraente, está mais do que na hora de resolver o seu problema!

Seu produto é bom mesmo? Sua equipe de vendas é fantástica? Seu RH cumpre todas as demandas necessárias junto à área comercial para impulsionar as vendas?

Responda, então a uma última pergunta: já fez uma análise das lacunas que podem existir entre a equipe de vendas e o RH de sua empresa? 

Se a resposta for sim, e você já tomou as providências, parabéns! Se a resposta for não, sentimos muito, mas você está defasado, fechado para o “novo, que chega de forma gritante em todas as frentes de produção e vendas.

Mas não se desespere, ainda há tempo: convido você a conhecer uma estratégia fantástica que une consultoria de recursos humanos a uma equipe de vendas. Vem comigo!

Olhar especial do RH para o "novo" no quadro comercial

Ao final de uma pandemia mundial por Corona-vírus (assim esperamos!), vivemos uma fase onde um olhar especial para o “novo” passa a ser a chave do sucesso.

A afirmação é válida, especialmente no que se refere ao olhar da área de Recursos Humanos, em relação à equipe de vendas de uma empresa.

Saímos de uma pandemia durante a qual fomos restringidos a ficar em casa, ou a ficar mais em casa, e aprendemos a usar a internet para pesquisar produtos dos quais necessitamos e fazer nossas compras.

Os novos costumes fecharam muitos dos comércios que, por ventura, ainda permaneceram abertos após as restrições da pandemia. Tudo isso porque os clientes sumiram, senão pela falta de dinheiro ocasionada pelo desemprego, ou porque mudaram seus hábitos, fazendo suas compras online.

O velho ditado “Em terra de cego quem tem um olho é rei” mostrou-se correto. As empresas cujos RH tiveram um olhar voltado para o “novo” que surgia, investiram em profissionais de ponta para suas equipes comerciais, e hoje fazem parte dessa realeza seleta de empresas vitoriosas.

Como é o novo olhar do RH à equipe de vendas?

Com os novos costumes de compras pela internet durante e após a pandemia, os Recursos Humanos das empresas passaram a recrutar colaboradores com perfis diferenciados, principalmente para a área comercial, dando preferência àqueles que apresentassem:

  • Estratégias técnicas (hard skills) – A argumentação nunca esteve tão em alta, e hoje torna-se essencial para convencer o cliente a comprar, uma vez que quase tudo, de certa forma, deixa de ser essencial, com exceção da vida. Junto com a argumentação, a capacidade de prospecção e negociação, dentre outros fatores que influem na venda, tornam-se aspectos fundamentais para que o bom vendedor de antigamente continue a ser um bom vendedor.
  • Habilidades comportamentais (soft skills) – criar empatia, ter capacidade de comunicar-se e resolver conflitos são hoje habilidades indispensáveis para um vendedor ser vencedor, pois estas habilidades têm o poder de trazer de volta clientes antigos ou captar novos clientes que estejam dispostos a comprar.
  • Atitude – A atitude do funcionário passou a valer ouro, pois uma pessoa que tem atitude é motivada, tem vontade de aprender o que o mercado exige nesse momento, gerando iniciativas para as mudanças necessárias no atendimento e pro atividade.

Como o RH pode agir para ajudar o "novo" comercial?

Ações práticas do Recursos Humanos podem influir de forma positiva no desenvolvimento comercial, começando por alinhar as expectativas da empresa ao do colaborador diante de uma nova realidade, dentre elas:

1 – Manter atualizados dados e métricas de pessoas para criar novas estratégias – Uma vez que o RH tenha dados e métricas corretas dos funcionários, suas decisões para o desenvolvimento comercial serão mais assertivas.

2 – Manter funcionários a par das novas estratégias – Quando o colaborador está familiarizado com as estratégias, valores e visão do negócio, identifica melhor como promover as mudanças necessárias para impulsionar o desenvolvimento comercial

3 – Realizar reuniões periódicas do RH com a equipe de marketing e de vendas – Com as três áreas relatando suas lacunas e sugerindo estratégias, chega-se a um senso comum para promover os alinhamentos necessários em cada fase vivida pela empresa.

4 - Desdobrar habilidades do colaborador – Uma vez a par do que o mercado exige dos profissionais e das habilidades de cada um, o ideal é oferecer novas oportunidades de conhecimentos aos menos evoluídos, como cursos online ou mesmo indicação de palestras mais curtas ou conversas eficazes sobre o assunto focado, oferecidas pelo Youtube.

5 – Incentivar e auxiliar o funcionário na adaptação aos novos modelos de trabalho – Com as novas formas de trabalho que surgiram durante e após a pandemia, é preciso mostrar ao funcionário como pode desempenhar bem o seu trabalho em home office, e mesmo auxiliá-lo, e até mesmo capacitá-lo para o uso de ferramentas tecnológicas modernas. Para os gestores comerciais, é importante que se adaptem ao sistema Customer Relationship Management (CRM) online Agendor, onde podem ter ideia da eficiência de cada uma das etapas do Funil de Vendas, localizar as dificuldades dos vendedores e criar estratégias para ajudá-los a melhorar. 

Conclusão

Agora que você já viu como é importante um olhar mais apurado do RH ao departamento comercial, tome uma atitude!

Siga as dicas que demos acima das ações que o Recursos Humanos pode utilizar para influenciar de forma benéfica a equipe comercial para que deslanche nas vendas. E se quiser contratar uma consultoria em RH, é só clicar AQUI.

Consulte outros posts de nosso blog e fique por dentro de fatores importantes para o crescimento de sua empresa, já focado no “novo normal” que estamos vivendo.

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