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Como a consultoria comercial junto com RH alavanca os resultados em sua área comercial?

03.11.21 08:54 AM Por Relacionamento

Você está cansado de paliativos e de profissionais que “entendem de tudo”, que aplicam suas fantásticas teorias, mas não conseguem efetivar vendas no final da linha?


Entendemos como você se sente: é mais ou menos como nadar, nadar, e morrer na praia, não é mesmo?


Entretanto, existem por aí novidades que podem trazer a solução para o seu problema. Uma delas é unir as estratégias e conhecimentos de uma consultoria comercial com as competências do Recursos Humanos de sua empresa.


Aliando a especialidade de um consultor comercial aos conhecimentos do RH de uma empresa, eles terão mais assertividades em suas escolhas, o que resultará em um looping crescente em suas vendas.

Como se dá a união da consultoria comercial com o RH

Atualmente pequenas e médias empresas investem cada vez mais na contratação de consultorias, em busca de maior eficiência, seguindo o caminho das grandes empresas, que adotam o “novo” para fazer frente à concorrência.


Um novo sistema que vem dando certo é o trabalho conjunto desempenhado por uma consultoria comercial e o Recursos Humanos (RH) de uma empresa.


Se por um lado a consultoria comercial tem o papel de descobrir as gaps e desenvolver os KPI’s (Key Perfomance Indicator) para desempenhar ações que minimizem ou acabem de vez com as lacunas encontradas, o RH não fica atrás em suas competências.


Ciente de que o sucesso de qualquer negócio depende de quem nele trabalha, o RH de antigamente, até então burocrático e tradicional, se abre para o novo que se revela dia-a-dia, imprimindo-lhe seus aromas e cores.


Com esse ato de maturidade, responsabilidade e acolhimento, o RH passa por uma transição tranquila entre as duas partes, que resulta em um RH mais estratégico, pautado em outras políticas e objetivos.


Com essa metamorfose, o foco de ambos se volta para projetos e ações que proporcionam aos clientes uma experiência diferenciada e plenamente satisfatória ao adquirir produtos ou serviços, ao mesmo tempo que alavanca as vendas de uma empresa.


  • Papel da consultoria comercial

O foco de um consultor comercial é encontrar as lacunas que existem entre o RH e o setor de vendas, desde os primeiros passos da transação, como tipo de abordagem, métodos de conquista e fidelização do cliente.


Isso tudo sem esquecer que a conquista de um cliente e a respectiva venda começa com a oferta de um produto de qualidade diferenciado, que o cliente tenha a necessidade, mas também o prazer de adquirir.


Para que as melhorias ocorram de forma integral, a consultoria volta-se a uma visão sistêmica da empresa, em si, e assim obtém o cenário completo, com todas as situações e agentes de que é composto, da produção à venda.


Feito o diagnóstico de onde se encontram as gaps, descobre-se quais atitudes é preciso tomar para saná-las, bem como desenha-se o perfil desejado de colaborador que possa cumprir as novas tarefas, o que é feito em conjunto pelas duas áreas.

  • Papel do Recurso Humanos

Além de ajudar a desenhar o perfil dos profissionais desejados, é papel do RH descobrir, avaliar e oferecer novas estratégias de ação aos colaboradores atuais, como cursos específicos aos funcionários, capacitando-os e incentivando-os a abrir-se para o novo, aderindo ao desafio de crescerem junto com a empresa, onde o céu é o limite.


Caso haja necessidade, uma vez determinado o perfil do profissional em falta para preencher a lacuna, com a certeza de que ele não está à sua volta, cabe ao RH procurar por novos integrantes, captando-os e capacitando-os para compor uma equipe vencedora.

Quer ter um RH que impulsione suas vendas?

Por muitos anos atuando solitária no recrutamento de colaboradores, a área de Recursos Humanos de grandes empresas tem hoje papel fundamental no fortalecimento de suas vendas.


E a conquista desse papel ocorreu porque podem contar com o apoio de especialistas comerciais, responsáveis pelo treinamento dos funcionários nas mais diversas áreas.


São os consultores comerciais que sabem onde encontrar especialistas para cada área, intermediando as necessidades de vendas com as necessidades do RH.


Juntas, as duas áreas assumem uma função nova e necessária, que é desenvolver programas imparciais e coesos, responsabilidade conjunta dos dois setores.


As grandes empresas, celeiros dessa experiência fantástica, testemunham que a união da consultoria de vendas e RH cria uma energia única, capaz de desenvolver estratégias e competências empresariais “matadoras”, garantindo resultados concretos na venda de produtos e serviços.

Conclusão

Agora que você já sabe como a união entre uma consultoria comercial e o RH de sua empresa pode impulsionar as vendas, batendo todas as suas metas, que tal fazer uma análise sobre o que precisa para sua empresa ser vencedora?


Analise bem as lacunas existentes entre a área de vendas e o RH de sua empresa, analise bem se o seu RH desenvolve estratégias em conjunto com a área de vendas, ou anda sozinho nessa jornada tão difícil de proporcionar o melhor e o mais aprazível aos clientes.


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Afinal, você não pode mais dar-se ao luxo de nadar, nadar e morrer na praia, concorda?

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Sobre a Funill

A empresa Funill foi criada devido a uma oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por uma empresa de recrutamento, com ações focadas para a seleção de profissionais especializados em Vendas e Marketing.


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