Orçamento Online!

O Papel da Psicometria na Avaliação de Candidatos

07.02.24 11:37 AM Por Agência Tornera - Comunicação - Marketing - Vendas
Descubra o impacto da psicometria na seleção de talentos. Entenda como os testes psicométricos influenciam o recrutamento de forma eficiente.

Um grupo de pessoas sentadas umas ao lado das outras em uma sala
(Fonte: Freepik/Reprodução)

As técnicas de avaliação de candidatos estão cada dia mais desenvolvidas, diversificadas, dinâmicas e complexas. Neste cenário surgem diversas formas de avaliação e, dentre elas, a psicometria. Os testes psicométricos no recrutamento desempenham uma enorme importância na seleção de talentos, com a avaliação de diversos fatores como perfil profissional, personalidade, habilidades, competências e formas de agir. 


Neste post vamos abordar a importância da psicometria na avaliação dos candidatos e no processo de recrutamento e seleção como um todo. Você verá também como os testes psicométricos podem fornecer insights valiosos sobre as habilidades e competências de cada profissional, principalmente com o foco de encontrar talentos. Preparado para conhecer um dos principais métodos de seleção de candidatos? Então siga a sua leitura e confira!

O que é a psicometria?

A avaliação psicométrica no processo de recrutamento e seleção de candidatos se refere ao uso de várias ferramentas que ajudam a identificar as principais habilidades específicas e cognitivas, e as competências dos candidatos, além de quesitos como personalidade, perfil profissional, reação a pressão ou agentes externos e outros fatores indispensáveis para um talento profissional. 


Para uma avaliação eficiente dos candidatos, a psicometria na seleção é aplicada através de diversas formas. Todos os testes geram resultados indispensáveis para a avaliação eficiente dos candidatos, pois identifica qual o melhor profissional para cada vaga e ainda que se adequa às necessidades da empresa.


Dentre os principais testes psicométricos no recrutamento estão:

Testes de habilidades cognitivas

Aqui, os testes avaliam a capacidade do candidato quanto a fatores como raciocínio lógico, habilidades de resolução de problemas e conflitos, capacidade de comunicação verbal e escrita ou outros quesitos relacionados às habilidades específicas de cada cargo. É muito importante saber o melhor teste a se aplicar, de acordo com as necessidades do cargo e da empresa, pois um teste aplicado de forma errada pode causar uma má contratação. 

Uma mulher sentada à mesa com um telefone celular
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Testes de personalidade

A avaliação psicométrica através dos testes de personalidade permitem incluir no processo de recrutamento e seleção, testes e jogos para avaliar os traços de personalidade dos candidatos, analisando fatores como extroversão, introversão, abertura para novas experiências, estabilidade emocional, reações às situações externas, dentre outros. Estes teste buscam entender como o candidato vai se comportar nas diferentes situações do trabalho e pode agregar ao time, setor e organização como um todo. 

Avaliações de habilidades específicas

A psicometria na seleção também pode ser utilizada para avaliar se o candidato tem as habilidades específicas necessárias para ocupar o cargo que está vago e se irá realizar as atribuições do cargo de forma eficiente e com bons resultados. 


Para isso, durante o processo de recrutamento podem ser aplicados testes que simulem o dia-a-dia no trabalho, com problemas que podem ser enfrentados pelo profissional ou simulem situações cotidianas. Assim é possível ver com mais clareza se o candidato tem as habilidades necessárias para as atribuições do cargo. 

Um grupo de pessoas sentadas uma ao lado da outra
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Entrevistas estruturadas

As entrevistas não são necessariamente testes psicométricos no recrutamento, porém, se forem realizadas de forma estruturada, elas podem incorporar meios, elementos e atividades da psicometria. Para isso, deve observar quais as perguntas e critérios ideias de avaliação dos candidatos e quais as melhores estratégias de acordo com a vaga e com as necessidades da organização. 

Confira os principais papéis da psicometria na seleção

Você já viu quais são os principais meios de implementar a avaliação psicométrica no processo de seleção e recrutamento de candidatos. Porém, além da análise das habilidades, aptidões e personalidade dos profissionais, os testes psicométricos avaliam vários outros fatores muito importantes para a contratação de um talento. Confira. 

Padronização e confiabilidade

A psicometria na seleção de candidatos tem o objetivo de criar testes padronizados e com aplicação e resultados confiáveis. A padronização permite que os testes e toda a etapa de avaliação seja aplicada de forma sustentável a todos os candidatos, respeitando a equidade e as diversidades


Ou seja, vai além da igualdade, mas sim testes consistentes. Com isso, os resultados demonstram de forma mais clara e eficiente a realidade dos candidatos, com resultados consistentes ao longo do tempo e em diferentes situações.

Eficiência no processo de seleção

A consistência dos resultados dos testes psicométricos no recrutamento garante mais eficiência no processo de seleção, com a contratação de um talento profissional, com os objetivos e valores alinhados à empresa. Esses resultados eficientes fornecem informações mais objetivas acerca de cada profissional, com detalhes claros sobre as habilidades, competências, personalidade, perfil e aptidão de cada um. 


Como resultado, os recrutadores vão tomar decisões mais assertivas e eficientes, escolhendo o candidato ideal e reduzindo os riscos do turnover. 

Redução de viés

Os testes padronizados da psicometria na seleção ajudam a diminuir as opiniões subjetivas sobre os resultados do processo de recrutamento. Isso porque, os testes avaliam as habilidades e características dos candidatos de forma objetiva, com resultados claros e diretos sobre o perfil e as competências de cada profissional. 

Faça processos de seleção inovadores com a Funill

Se você chegou até aqui, já conhece a importância da psicometria na avaliação de candidatos e, principalmente, para encontrar um talento profissional. Porém, estes testes devem ser aplicados com ética, respeito às diversidades e individualidade de cada candidato, com fundamento na legalidade e ainda de acordo com as necessidades e objetivos de cada empresa. 


Por isso, é muito importante consultar uma equipe especializada em recrutamento para realizar os testes de forma correta e obter os melhores resultados. E a Funill Recursos Humanos pode te ajudar nessa missão. 


Com atuação em BH, Betim, Contagem, Nova Lima e Santa Luzia, a Funill garante um recrutamento eficiente, com base em resultados objetivos através da aplicação dos melhores testes para a sua empresa. Afinal, aplicar a psicometria de forma correta pode atrair talentos e garantir contratações que vão destacar o sucesso da sua empresa. 


Funill - Recursos Humanos

Qual é o seu Nome? 
Qual é o seu e-mail?  *
Qual é o seu WhatsApp? 

Sobre a Funill

A empresa Funill foi criada devido a uma oportunidade de mercado que apontava a crescente demanda por uma empresa de recrutamento, com ações focadas para a seleção de profissionais especializados em Vendas e Marketing.


A Funill possui a infraestrutura e os softwares mais avançados para realizar o melhor processo de avaliação de candidatos de forma personalizada e criteriosa.


Trabalhamos com profissionais, altamente qualificados, com vasta experiência de mercado no recrutamento e gestão de pessoas.

Vamos tomar um café? Conte sua ideia

Clique Aqui